Review: Lente fisheye magnética para iPhone

Já faz um tempo que participo de um evento de troca de fotos para se colecionar ou admirar fotografia chamado Fotoescambo organizado pelo Hans Georg. Um evento que, além do escambo, proporciona muita conversa e novas amizades.

EBrinquedo novo! E fica perfeito no bumper. Valeu a dica @tpires durante o escambo que ocorreu no Estudio Luzia, tive o prazer de conhecer o fotógrafo Toni Pires, também outro viciado no Instagram. E eis que o vejo colocar no iPhone uma pequena lente magnética, exatamente igual a essa (minha) aqui do lado que pedi imediatamente esperei 40 dias pra chegar pela DealExtreme.

É uma lente genérica, não é exclusiva do iPhone. O anel metálico vem com um adesivo para colar em volta da lente. Para continuar usando o flash, tive que cortar um pedaço.

Detalhe 1: Depois de colar, percebi que deveria LIXAR as bordas do corte pois ficaram ásperas. Tarde demais. Faço na próxima.
Detalhe 2: Não quero estragar a carcaça do iPhone, então colei sobre a película de proteção. Além de colar bem na película, ela não descola com a lente.
Detalhe 3: O Bumper é imperceptivelmente maior que o anel, o que me garante que ele não vai sair riscando a mesa e me irritando.

Ela acompanha um outro imã para deixar no chaveiro. Ele é BEM mais poderoso que o anel do iPhone e não sai fácil, mas não facilite. Também tem uma tampinha plástica que é meio chata de se aprender a tirar.

A Lente

Sempre tive uma aversão a lentes fisheye. Isso até recentemente brincar com uma. Acabei adorando, mesmo não estando na minha lista de “prioridades”, certamente não esta na “passar longe”.

Para o iPhone a coisa não muda muito. Na foto se vê uma extrema distorção, principalmente nas bordas, além de ter uma forte vinheta causada pela própria lente, coisa que se corrige cropando no photoshop horas depois dando um leve zoom:

iPhone 4 com e sem adaptador Fisheye 180º

Lente sem(em cima) e com(em baixo) o adaptador.

Mas essa lente supre exatamente o que falta no iPhone, uma grande angular. Não vejo necessidade para lentes tele, já que posso dar zoom ou cropar, mas tem horas que não dá pra “ir mais para tráz”!

Pode-se forçar a perspectiva, aproximando-se mais do assunto do que a lente do iPhone permite.

Filmagem

O iPhone 4 filma muito bem. Não posso me queixar da qualidade da filmagem (720@30p). Mas ele tem uma falha imensa. O modo de filmagem fecha muito o ângulo de visão o que, além de dificultar muito o enquadramento, transfere demais a vibração da mão durante a filmagem, estragando toda a cena.

Justamente por fechar a imagem, essa lente se torna perfeita para filmar com o iPhone, já que as vinhetas e a parte extrema da distorção é eliminada durante a filmagem. Também, o ângulo maior diminui a intensidade da vibração da mão no vídeo, reduzindo bem aquela típica trepidação de “câmera na mão”. Este filme fiz em minha última viagem. Todo o vídeo foi editado pelo App iMovie direto do iPhone e 90% das imagens eu estava com o adaptador FishEye:

OBS: Reduzir a vibração não é ELIMINAR. Pra isso a Steadicam fez esse modelo exclusivo para iPhone e que esta na minha lista de prioridades: http://bit.ly/eiRSVp

Comparado ao preço dos irmãos “maiores”, é uma BAITA barganha pra se ter a mesma tecnologia.

Pontos Negativos

HDR iPhone 4Nada no mundo é perfeito, ainda mais por US$16,75. O flare, é quase constante, seja sol ou luz artificial. A vinheta é difícil de eliminar quando você não “cropa” antes da foto. Futuramente posso aprender a criar um perfil de correção só pra isso. A lente também caiu no chão algumas vezes e não sei se o que vejo é má construção, trincos, sujeira ou falhas na camada anti reflexo (Sim, ela tem! Imagine se não tivesse!)

Conclusão

Esse adaptador fisheye chega bem perto dos 180º. É extremamente prático, não incomoda pra carregar e rende fotos e filmagens impossíveis se fosse usar somente o iPhone.  E por custar menos de R$30,00, você não tem sequer o que reclamar. Pra quem quer mais da câmera do iPhone sem sacrificar portabilidade e sem tirar o escorpião do bolso, esse adaptador magnético não tem igual!

PS: Os usuários do Instagram citados neste post são @felipearruda e @tpires
Anúncios

4 Comentários

  1. […] fiz um POST sobre minha lente fisheye para o iPhone. Mas existem outras lentes. Exceto pela tele (nada que um […]

  2. Michel · · Responder

    Cara, o imã que vai no iphone perdeu a cola. Agora nao consigo mais usar a fish eye. Da uma dica aí pra eu conseguir continuar usando hehe valeu

    1. Leandro · · Responder

      To com o mesmo problema Michel,a cola do imã nao ta mais funcionando

  3. Eu colava na película, senão não. Segurava muito. Se não tem outro anel o jeito é achar uma dupla-face fininhA

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: