Quando trocar a compacta pelo celular

Em fotografia não existe essa coisa de “melhor equipamento”. O que existe é a melhor opção disponível para cada situação.

Não estou dizendo que celulares vão superar compactas e DSLRs. A tecnologia evolui. Do mesmo jeito que hoje temos aparelhos que superam muitas compactas antigas (e algumas nem tanto assim), paradigmas para fotos casuais ou simplesmente “memórias” tiveram uma barreira quebrada.

Há 5 anos atrás jamais passou pela minha cabeça fazer uma foto decente com um celular. Muito menos filmar em HD. Menos ainda editar de um modo minimamente decente e publicar na rede por ele. Ainda menos, superar “barreiras de latitude”:

HDR iPhone 4
Meu primo no Pôr do Sol

“Céu estourado e assunto subexposto” Situação comum em 100% dos aparelhos celulares e a maioria das câmeras compactas, sem contar algumas DSLRs.

Hoje, aparelhos como o iPhone 4 e outros smartphones com uma câmera acima da média ainda sofrem com isso, mas as fabricantes acabam se utilizando de recursos como o HDR.

HDR

High Dynamic Range, ou Alto Alcance de Latitude. Latitude é a capacidade de uma mídia em capturar gradações do branco puro ao preto puro. A técnica de HDR consiste em superar o limite natural da mídia, seja ela vídeo ou foto.

Existem dezenas de técnicas HDR, basta fazer uma pesquisa rápida no google para encontrar fotos em HDR que só melhoram os detalhes até montagens surreais de cores, contraste e detalhe.

A técnica mais comum é se fazer três exposições da mesma foto. Uma normal, uma subexposta e uma superexposta. Feitas as fotos, um software de imagem (Photoshop, Photomatix Pro, etc.) gera uma imagem com a informação das três fotos somada. Caberá ao fotógrafo decidir como será finalizada esta composição HDR, que pode ter uma interpretação mais realista ou surreal ou algo entre ambos.

No iPhone 4, esta função HDR combina a informação de três fotos com um único propósito, aumentar a latitude diminuta da câmera. Sem firulas. Entrega do modo mais realista possível a maior quantidade de detalhe possível em uma foto:

Assunto estouradoHDR iPhone 4Esquerda: Latitude natural do iPhone 4. Direita: HDR do iPhone 4

Certamente uma foto impossível até pra uma compacta. E em uma DSLR, você provavelmente processaria o RAW pra conseguir uma imagem com esta latitude.

Lógico, nem toda situação a foto fica melhor em HDR. Há momentos em que a foto fica com aparência de “lavada” e dou preferência à tirada com a câmera original do iPhone. Ele também fica sujeito á todos os problemas do HDR e da própria câmera do aparelho:

  • Trepidamento (O que dificulta a formação da imagem final).
  • Pessoas em movimento (pois você terá “ghosting”).
  • Alta granulação na ampliação.
  • Inútil a noite ou em ambientes com pouca luz.

Outras Lentes

Lentes para a "baioneta magética" do iPhone. ©Photojojo

Já fiz um POST sobre minha lente fisheye para o iPhone. Mas existem outras lentes. Exceto pela tele (nada que um “crop” não substitua), as outras suprem itens que faltam na câmera do iPhone, principalmente nos grandes ângulos e closes.

Notas Finais

Para MEU uso, a câmera do iPhone supre a falta de uma compacta. Adoraria ter uma compacta para ter fotos de melhor qualidade, mas no momento não vale a pena o peso extra. Se vou viajar, ou não esquento a cabeça ou levo uma DSLR.

Talvez comprando uma câmera portátil de qualidade eu possa mudar de idéia, mas o fato é, para a maioria das pessoas, os 5megapixels e filmagens em HD do iPhone bastam. Mais que isso. Não forram o HD com imagens de 14MP mas com qualidade de 3MP.

Para quem estiver curioso, tenho uma lista de compactas (outras nem tão compactas assim) que certamente me fariam levá-las pra todo canto. São as: Canon S95, Fuji x100, Sony NEX(3/5/7) com a 16mm 2.8 ou uma Panasonic GF2 com uma 20mm 1.7.

Página do Flickr com mais fotos.

Anúncios

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: